O teatro
A vida
resume em cenas
politicas
provindas
e tratadas, pela história
pela filosofia, pela sociologia
pela crença e a antropologia
pela interação do ser
com o próprio ato de viver.
O deslocamento
deste ser do palco
pelos ventos
ou eventualidade
dos momentos
antes de abrir o encerrar
as cortinas pode indicar
uma tragédia, ou comédia
num ato revolucionário.
Em plena
perspectiva
classista
em assuntos abordados
que passa dos sonhos
as indagações das perspectivas
duma realidade transformadora
em que a plateia seja a viva
consciência de toda a peça.
E aplauda-se e seja
plenamente por ela mesma
aplaudida.
Excluir religiões africanas de festa olímpica é manifestação mundial de racismo
Para Cida Abreu, ativista do movimento negro, exclusão das religiões de matriz africana do centro ecumênico da Vila Olímpica reforça a intolerância religiosa
Uma das principais religiões brasileiras, o Candomblé foi excluído da Olimpíada pelo COI – Foto: EBC
Contrariando a recomendação do Ministério Público Federal, o Comitê Olímpico Internacional manteve a decisão de não representar as religiões de matriz africana do centro ecumênico da Vila Olímpica. O argumento é de que serão contempladas as cinco religiões mais praticadas entre os atletas: cristianismo, islamismo, budismo, judaísmo e hinduísmo.
Para Cida Abreu, ex-presidente da Fundação Palmares, ativista do movimento negro e membro do diretório nacional do PT, a decisão do COI é uma “manifestação mundial de racismo”: “É optar por não aproveitar esse momento para valorizar a cultura de matriz africana como uma deferência a todos os crimes de racismo que acontecem no mundo”.
Cida Abreu, ativista do movimento negro e ex-presidente da Fundação Palmares – Foto: Reprodução/Facebook
Abreu diz também que o gesto do COI mostra uma “total incompreensão” da diversidade cultural brasileira. Para a ativista, o País não conseguiu mostrar sua identidade quando foi sede da Copa do Mundo, em 2014, e comete o mesmo erro agora com os Jogos Olímpicos. “Mais uma vez, o Brasil não consegue se apresentar. O Brasil é continental, multicultural, pluriétnico, e recebemos todo mundo de braços abertos. Agora, quem foram os primeiros moradores desse país? Não foram os organizadores do COI. A intolerância se fortalece a partir dessas atitudes.”
Ao longo do ano em que esteve na presidência da Fundação Palmares, autarquia ligada ao Ministério da Cultura, Abreu, que é umbandista, teve notícia de oito ataques a terreiros somente no Distrito Federal: “Isso já é motivo para ter a religião na abertura dos jogos”, diz ela. “O País vive uma crise política, de identidade, de representação, de pertencimento, até geracional no que diz respeito a se apropriar dos bens e valores culturais brasileiros. A nossa crise não é somente política, é cultural – a cultura no seu mais amplo conceito na sociedade. Desde os cuidados ambientais até a compreensão do que é a representação e a manifestação cultural no Brasil, de não se preocupar em apresentar um país diverso, generoso, um país inclusivo. Em um momento em que estamos combatendo a intolerância religiosa, a religião mais vitimizada com a intolerância e o crime de racismo é a de matriz africana.”
Abreu diz também que a matriz africana no Brasil tem de ser compreendida não apenas como uma manifestação religiosa, mas cultural: “É um patrimônio cultural ancestral afrobrasileiro, que imprime a presença africana no Brasil”.
Em 31 de julho de 1556 -Sozinho, sem sacramentos, sem as benças do Papa, Inácio de Loyola entregou-se a Deus.
Em 31 de julho de 1609 - Libertação dos indígenas brasileiros que trabalhavam como seres escravizados.
Em 31 de julho de 1905 - nasce em Queluz-SP, Natalino Jose Nascimento, o Natal da Portela, um dos fundadores da escola de Samba Portela.
Em 31 de julho de 1921 - nasce Peter Benenson, advogado e ativista estadunidense, criador da anistia Internacional.
Em 31 de julho de 1936 - nasce Inácio de Loyola Brandão escritor brasileiro
Em 31 de julho de 1958 - O dirigente soviético Nikita Kruschev, visitou oficialmente a China
foto de mulhers de Gana
Hoje 31 de julho - Dia das Mulheres Africanas
Esta data foi instituída em 1962 na Tanzânia por 14 países e oito movimentos de mulheres pela libertação. Na Conferência das Mulheres Panafricanas, com o objetivo de discutir o papel feminino na reconstrução da África, no combate a Sida ou Aids, na Educação, na garantia da Paz e da Democracia.
Em 31 de julho de 1966 - Falece Bud Powell, pianista estadunidense
Em 31 de julho de 1970 - O consul brasileiro Aluísio Gomide foi sequestrado em Montevideu por guerrilheiros tupamaros
Dia 31 de julho de 1981 - Morreu Omar Torrijo, Presidente do Panamá, vítima de um acidente aéreo
Em 31 de julho de 1981 nasce Ira Losco cantora maltesa
Em 31 de julho de 1985 - nasce Alissa White Gluz, cantora estadunidense
Em 31 de julho de 1991 nasce Felipa Azevedo cantora portuguesa
Em 31 de julho de 2006 - Fidel Castro deixa o cargo executivo de Cuba passando o cargo ao seu irmão Raul Castro.
De mão dadas
e uma obvia alegria
vamos correr pela vida
vamos cantar a ternura
vamos ser felizes nesta
doce e linda existência
vamos ter o prazer de amar
e pensar na leitura
de contemplar as estrela
tendo apenas a noite
e o brilho do luar
como única testemunha.
Manoel Messias Pereira poeta Membro da academia de Letras do Brasil - ALB São José do Rio Preto -SP.
Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha (Belo Horizonte, 30 de julho de 1949) é uma cantora e compositorabrasileira.
Foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos. Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.
Seu grande sucesso foi Eu daria a minha vida, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores.
Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LP, que somaram três milhões de cópias vendidas. Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aquí".
Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos.
8ª Convocatória dos Prémios Ensaio Casa ÁfricaPrazo para julgamento: 31 de julho de 2016
2016 8º Convocação do Ensaio Prêmios Casa África. Prazo para julgamento: 31 de julho de 2016
Africa House convoca para o oitavo ano consecutivo seus prémios Ensaio sobre questões africanas que visa reconhecer, incentivar e divulgar ensaios originais e inéditos que contribuam para uma melhor compreensão do continente Africano.O tema escolhido para esta edição 2016 é o papel das mulheres em África. Este prêmio visa destacar o papel fundamental das mulheres africanas em todos os contextos. Como chefe da família que é responsável pela comunidade e do tecido social, manter a coesão de seus povos. Como operadora líder na economia informal e como membro dos conselhos de administração e moradas das empresas que inovam, Excel e internacionalizar. Em tecnologia, que não coloca barreiras por sexo e por que é tão necessário para o desenvolvimento Africano. Na cultura e das artes, como criadores, preservadoras e manifestações inspiradoras de todos os tipos. Nos portos, de estiva para a gestão. Na política, com vários presidentes e inscrito nos anais da história e os líderes e "avanzadoras" que mudaram a política ea história por séculos. No processo de construção da paz e resolução de conflitos. Na agricultura, saúde, educação. Representada na mídia e tornando a comunicação. No esporte. Em todas as áreas e funções, tornando a sua participação em todas as áreas possíveis, o avanço continente e capacitar.Esta chamada é aberta a qualquer pessoa singular com mais de 18 anos de qualquer nacionalidade e residente de qualquer país que não tem trabalho e / ou relação profissional com a Casa África, nem com qualquer uma das instituições que compõem (Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação , Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Governo das Canárias e Ayuntamiento de Las Palmas). Os vencedores das edições anteriores não podem participar.Como nos anos anteriores, apenas um ensaio por autor será admitido, embora o mesmo teste pode ser assinado por diversos autores.será concedido um prêmio único de 2.000 euros e sujeito à legislação fiscal espanhola em vigor no momento do pagamento, independentemente do país de residência fiscal do autor ou autores que ganhar.Os ensaios devem ser originais, inéditos e não deve ter sido emitido ou falha pendente encontrado em outros concursos e podem ser apresentados em castelhano, Inglês, Francês ou Português.Para participar é essencial para preencher completamente o formulário de inscrição e enviar o e-mail de teste para os premio@casafrica.es de endereço antes do domingo 31 de julho de 2016, comprometendo Casa África para a resolução dos prêmios anunciados antes 11 de novembro 2016 e ele pode ser declarado deserto.Baixe aqui as regras da chamada em PDF.
Em 30 de julho de 1766 - Carta Régia da Metrópole Portuguesa proibia no brasil a indústria de ourives, fiadores de ouro de seda e algodão.
Em 30 de julho de 1792 - Uma música escrita sob encomenda por Claude Joseph Rouget de Lisle torna-se popular . Quando tropas voluntárias a cantam durante a Marcha de Maselha para Paris. A canção chamada de marselhesa, passa a ser o símbolo da revolução e é escolhida como o Hino da França.
Em 30 de julho de 1811 - O líder da Independência mexicana Miguel Hidalgo é fuzilado em Chihuahua juntamente com outros companheiros.
Em 30 de julho de 1906 - nasce o poeta brasileiro Mario Quintana
Em 30 de julho de 1935 - nasce Marcio Thomaz Bastos, advogado criminalista, grande jurista brasileiro e ex-ministro da Justiça.
Em 30 de julho de 1949 - nasce a cantora brasileira Martinha
Em 30 de julho de 1958 - nasce Kate Busch cantora inglesa
Em 30 de julho de 1972 - nasce Michelle McLean, modelo da Namíbia, Miss Universo de 1982
Em 30 de julho de 1973 - O fabricante de talidomida perde a ação judicial na Inglaterra e é obrigado a pagar a indenização a 43 crianças. O remédio, tomado por mulheres grávidas provocava a deformação dos fetos.
Em 30 de julho de 1981 - A intervenção de tropas senegalesas evita uma tentativa de golpe na Gâmbia.
Em 30 de julho de 1986 - falece o professor Luis da Câmara Cascudo, da Universidade federal do Rio Grande do norte matéria de Antropologia, advogado, historiador e jornalista.
Em 30 de julho de 1987 - Fundação da Vila Olímpica da Mangueira no Rio de Janeiro
Em 30 de julho de 1989 - Em congresso a FRELIMO abandona a doutrina marxista-leninista.
Em 30 de julho de 1999 - nasce Joe King atriz estadunidense.
procuro
a luz
no exercício
da escuridão,
e da fulguração
vem
a reflexão,
invento
estrelas
construo o céu
e aguardo
o nascimento
de uma nova
via lacta
em que a paz
existirá,
num mundo
sem templos
oficiais,
pois os Deuses
estarão
apenas
na natureza
e na consciência.
O Estado Palestino deseja, o reconhecimento de uma Pátria Palestina, livre, soberana, independente em que todos os descendentes dos antigos filisteus, cananeus e outros árabes, possam construir democraticamente o seu território, preservando a língua árabe, a sua fé e estabelecendo a cultura palestina. Mas embora tenham todos os palestinos esses desejos, encontram-se diante do Estado de Israel, que ilustram a realidade de todos da faixa de gaza, com inúmeras violências. E desta forma há muitos palestinos, que foram sequestrados, retirados de suas residencias, presos e torturados e há muitos ainda hoje vivendo no exílio ou como refugiados.Enquanto que outros morreram de frios, foram vítimas das armas.
A história mostra que antes da Primeira Guerra Mundial, aproximadamente 60 mil judeus viviam na Palestina e em plena harmonia com todos os árabes. E que a partir da primeira guerra os ingleses solicitaram as comunidades árabes que ajudassem a expulsar os turcos otomanos e em troca a Inglaterra prometia apoiar a formação de um grande reino árabe. Mas secretamente a Inglaterra e a França fizeram um acordo como era de praxe, os países capitalistas industriais apresentarem as suas políticas de expansão imperialista e ambas tinham um acordo de dividir entre si essa região.E a Inglaterra ainda procurou apoiar a Comunidade Judaica Internacional e em 1917 temos a assinatura da declaração de Balfour em que havia a intenção da criação de Israel na Palestina.
Os palestinos nos seus laços históricos assim como muçulmanos ou cristãos estão estreitamente ligados ao resto da nação árabes por laços culturais, religiosos e históricos. Mas uma grande maioria abraçaram o islamismo. E grande parte dos palestinos sabem que a sua luta não é contra o povo judeu, mas contra o processo sionista de ocupação do Estado de Israel.
O sionismo é conhecido como o Movimento político, oficialmente fundado no Primeiro Congresso Sionista ocorrido na Suíça, em 1897. e o fundador do movimento foi Theodor Herzl. Um movimento que pedia o restabelecimento de um Estado Judeu de preferência na Palestina. E ignoravam que a Palestina já era um território habitado por uma civilização antiga e rica culturalmente. E há ideia árabe de que o sionismo é criação de alguns judeus que haviam sido objeto, da parte de certos europeus de perseguições anti-semita na Europa. Um movimento que deu plenitude a si mesmo e não somente as custas de outros povos que nada tinha a ver como o anti-semitismo como também as custas do judaísmo internacional.
Mas no livro de Maty Ben Jacob, intitulado "A ordem do Dia" questão palestina o autor descreve assim sobre o sionismo "O Movimento representa a totalidade dos esforços realizados com a finalidade de concentrar a maioria do povo judeu na sua terra ancestral e lá reconstruir seu centro político e espiritual" E quanto aos palestinos Jacob escreve "quanto ao problema palestino o mundo árabe quer ignorar esse fato e procuram diferenciar judeus de sionistas. E acrescenta num parágrafo que o sionismo tem origem na palavra "Sion" considerado lugar sagrado que junto a Jerusalém formava a alma da fé no Deus Onipotente. De Sion sai a Torá e de jerusalém a palavra Deus. mas além deste aspecto espiritual o sionismo manifesta-se concretamente pelas forças das armas, pela imigração constante em direção a terra santa e até pela Fawzi Barhoum o porta voz do Hamas. Mas neste contexto israel rejeita a decisão do Tribunal Penal Internacional assim como os estados Unidos que lembra que a Palestina usou misseis, contra Israel. e essa decisão da Corte veio depois que o Presidente da autoridade palestina Sr. Mahamoud Abbas solicitar a adesão contra a oposição de Israel e estados Unidos. Abbas é uma personalidade em queda, enquanto isto observa-se que a União Européia não gostou de que o hamas no final do ano passado deixou a lista de entidade terrorista.
E a UE, quer uma aliança com um conjunto de países árabes em troca de informações, cooperações e tudo isto ocorre depois do ataque ao jornal satírico na França. e essa é uma das pautas que estarão na discussão em Bruxelas, em que os ministros da UE, vá encontrar com Nabil - Al- Araby da Liga árabe.
E resumindo bem, parece que a UE, deseja enganar os árabes como a França e a Inglaterra como no passado. Mas o que realmente deseja a Palestina é ter um estado soberano, livre, reconhecido por todo o mundo, respeitado onde todos possam viver em paz, numa sagrada terra.
Manoel Messias Pereira
professor de História
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
membro do conselho do Patrimônio Histórico de são José do Rio Preto
membro da Câmara Setorial de Literatura de São José do Rio Preto-SP
Em 29 de julho de 1805 - nasce Alexis de Tocqueville, historiador, cientista francês.
Em 29 de julho de 1878 nasce Carmem Teixeira da Conceição, a Carmem da Xibuca, sambista brasileira irmã da Tia Ciata, mãe de Santo famosa.
Em 29 de julho de 1895 - nasce Cassiano Ricardo Leite, crítico, jornalista e historiador brasileiro
Em 29 de julho de 1920 - nasce Anísio Silva, cantor brasileiro
Em 29 de julho de 1960 - nasce Matilde Ribeiro, ativista social, assistente social, e foi secretaria Especial de Política da Comunidade Negra.
Em 29 de julho de 1966 - nasce martina McBride, cantora estadunidense
Em 29 de julho de 1971 - nasce Lisa Ekdahl, cantora sueca
Em 29 de julho de 1975 - A Organização dos Estados Americanos revoga o bloqueio imposto a cuba em 1964.
Em 29 de julho de 1975 - Melo Antunes abandona a pasta dos negócios estrangeiros no governo português. E é seguido por Jorge Sampaio e João Cravinho.
Em 29 de julho de 1981 - nasce Emily Bauer cantora e atriz estadunidense.
Em 29 de julho de 2003 -falece Fodoy Sankoh, líder do grupo paramilitar de serra Leoa da Frente revolucionária Unida.
Em 29 de julho de 2013 - atentado em Damasco, o mediador da Organização das Nações Unidas Lakhdar Brahini, que a série de atentados com carro-bomba pode ser um crime de guerra. No ato 100 mortos.
Em 29 de julho de 2015 - O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB da Universidade Federal de Pernambuco com apoio da secretaria SECULT -PE e Fudarp, teve o encerramento do curso de Patrimônio e educação em História e Cultura Afro que foi realizado de 23 a 29 de julho/2015 em Recife.