sábado, 9 de janeiro de 2016

Crônica - É Legal - Marco Aurélio Breseghello

É Legal

O que é legal em São José do Rio Preto e acho bárbaro é poder participar de uma coletânea como essa, em que posso manifestar o que é bom e que não é bom na cidade, segundo o que eu penso.

Em primeiro lugar, o Departamento de Engenharia de trânsito do período do governo Edinho. Não me lembro de outro governo anterior de ter sinalizado tão bem a cidade com as faixas nas ruas, os semáforos, as marcas no asfalto, as placas de sinalização, como o do Prefeito Edinho.

Em segundo lugar, o Departamento de Meio Ambiente, com suas propostas democráticas, como por exemplo o de adotar uma praça; isso é muito legal, conscientizar o cidadão do que é  que é público; uma praça, por exemplo pode ser cuidada pela população que mora ali por perto, tratar, limpar, cuidar das flores, (se as há), tomar cuidado para que não depredem, para que não estraguem seus bancos, suas esculturas. Oferecer árvores, de graça, para serem plantadas nas calçadas com toda a orientação necessária. Isso é bom, essa conscientização; não é uma devolução  à população porque nada lhe foi tirado, e, sim, um chamamento à participação: isto é seu, você é um cidadão, não somos nós, da Prefeitura, apenas, que temos que fazer tudo.

O que temos que fazer é administrar a conta pública com o dinheiro arrecadado com os impostos para que consigamos aplica-lo da melhor maneira em obras sociais e pagar os salários aos funcionários. A outra parte, essa das praças cabe também aos cidadãos. Avisar a Prefeitura quando tiver bueiro ou boca de lobo entupidos pelas chuvas, algum buraco na rua; e, à Prefeitura, estudar qual a melhor maneira a fazer para que não ocorram esses problemas.

O que é legal em Rio Preto? Os clubes; O Automóvel Clube, o Palestra, o Monte Líbano, o Harmonia, etc, e o que fazem, sempre procurando preservar a memória, a tradição e os bons costumes, através de seus fundadores e diretores. E, ainda, o SESC, com seus circuitos de cursos e shows que oferece , em todo o Estado, com a oportunidade que temos de ver e assistir, bons shows, que somente poderíamos assistir em São Paulo.

O SESI também, com suas piscinas e seus cursos a preço e mensalidades acessíveis. O Teatro Municipal, que todo o ano oferece os festivais.

Tudo isto é muito legal, e a gente curte.



Marco Aurélio Breseghello


poeta, professor e Servidor Público
Membro da Arpe - Associação Rio-pretense de Escritores
Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico Arquitetônico, Cultural e Turístico de São Jose do Rio Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário