Abertas as nomeações do Prêmio Red Ribbon para homenagear lideranças comunitárias em AIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e parceiros da sociedade civil, em colaboração com os organizadores da 21ª Conferência Internacional sobre a Aids, lançaram a convocação. Vencedor receberá 10 mil dólares. Prazo de inscrição termina em 14 de fevereiro.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e parceiros da sociedade civil, em colaboração com os organizadores da 21ª Conferência Internacional sobre a Aids, anunciaram a convocação global a nomeações para o Prêmio Red Ribbon 2016 (2016 Red Ribbon Award) . O prêmio será apresentado na 21ª Conferência Internacional sobre Aids, que acontecerá em julho deste ano em Durban, na África do Sul. O objetivo é homenagear organizações de base comunitária por suas contribuições para a resposta à AIDS.
Cada vencedor do prêmio receberá 10 mil dólares. Os representantes de cada órgão vencedor vão apresentar durante 21ª Conferência Internacional de Aids o trabalho de sua organização, suas prioridades, os desafios que enfrentam e suas abordagens para o envolvimento comunitário
As candidaturas serão aceitas de 1º de dezembro de 2015 até 14 de fevereiro de 2016. As candidaturas podem ser submetidas on-line no site www.redribbonaward.org, onde informações adicionais podem ser encontradas.
Organizações de base comunitária trabalhando para deter e reverter a propagação do HIV são encorajadas a enviar suas candidaturas.
Apenas organizações de base comunitária com orçamento operacional anual inferior a 200 mil dólares poderão ser nomeadas. Além disso, somente serão aceitas organizações que estejam estabelecidas por mais de um ano do momento da nomeação.
Reconhecimento a ações positivas
Estas organizações têm sido fundamentais para alcançar o progresso feito até agora rumo ao fim da epidemia de AIDS. Desde 2000, em todo o mundo, as novas infecções pelo HIV caíram 35% e as mortes relacionadas à AIDS tiveram queda de 42% em relação ao pico alcançado em 2004. Além disso, 15,8 milhões de pessoas que vivem com HIV têm agora acesso ao tratamento antirretroviral.
O Prêmio Red Ribbon é altamente respeitado por organizações comunitárias em todo o mundo. Em 2014, mais de mil candidaturas foram recebidas. O prêmio não apenas ressalta as respostas mais inspiradoras e inovadoras da comunidade, como também destaca a importância crucial desta resposta comunitária ao HIV e ajuda as comunidades a defender seu envolvimento na resposta à Aids com líderes e tomadores de decisão locais, nacionais e globais.
O prêmio bienal é dado a 10 organizações que têm demonstrado, de forma excepcional, liderança comunitária e ação em HIV. As cinco categorias de premiação contemplam cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saúde e bem-estar (ODS 3); redução das desigualdades (ODS 10); a igualdade de gênero (ODS 5); paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e parcerias e meios de implementação (ODS 17).
Estas categorias destacam também os elementos-chave das Metas de Aceleração da Resposta da Estratégia do UNAIDS a serem cumpridas até 2020 e cujo objetivo final é acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.
Organizações comunitárias ativas nessas categorias têm um papel importante a desempenhar também no alcance das metas de tratamento 90-90-90 do UNAIDS até 2020, ou seja: que até 2020, 90% das pessoas vivendo com o HIV estejam diagnosticadas; 90% destas pessoas que conhecem seu estado sorológico positivo para o HIV estejam em tratamento; e 90% das pessoas em tratamento tenham com a carga viral indetectável.
Para inscrições, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário