quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia 29 de junho - Dia de São Paulo e Dia de São Pedro


Dia 29 de junho -Dia de São Pedro e São Paulo
na Igreja Católica.
feriado em várias cidades.
É o santo que fecha as festas juninas.


Na cultura Afro
29 de Junho - Hoje é dia de BONGAR!
Navegando, tive a excelente surpresa de encontrar no blog Sonoro Prazer uma postagem sobre o Grupo Bongar, grupo originado no Portão do Gelo, um dos centros de resistência da cultura negra mais importantes e ativos de Pernambuco e do Brasil.
O Grupo Bongar é formado por jovens integrantes da Nação Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Foi criado para divulgar e difundir o coco da Xambá, tradicional festa que acontece no dia 29 de junho no terreiro Xambá, há mais de 40 anos. Com oito anos de estrada, o grupo traz no repertório loas e toadas que contam a história dos xambazeiros e toda sua culturalidade. Os componentes do Bongar têm influências musicais no universo das manifestações populares, como o coco da Xambá, maracatu, ciranda, caboclinho, bumba-meu-boi, frevo e no candomblé. O Grupo lançou seu primeiro CD em 2006. Intitulado 29 de junho, o disco faz alusão à festa do Coco da Xambá.

O Bongar tem uma musicalidade muito forte de diversas influências musicais, vivenciadas nos cultos afro-brasileiros, especialmente da Xambá. Os integrantes do grupo herdaram toda essa musicalidade desde a infância, ouvindo os mais velhos e aprendendo com eles os toques, as músicas, as loas e as danças, durante as festas na Casa Xambá. Eles também receberam influências externas de manifestações culturais que vinham visitar o terreiro no período carnavalesco, junino e natalino. Por isso, nas apresentações do Bongar, podemos observar a influência do maracatu, do frevo, do caboclinho, do coco de roda, do coco de umbigada, do coco da xambá, da ciranda, do bumba-meu-boi, do samba de roda e do candomblé. No repertório do grupo poesias e loas que falam da resistência da Nação Xambá e da cultura afro-brasileira e que contam a religiosidade, a festa do coco e o dia a dia do povo Xambá.

O Bongar prepara o segundo disco para lançamento no segundo semestre de 2009.


GRUPO BONGAR - COCO DO XAMBÁ - 29 DE JUNHO


Na Umbanda
o sincretismo


Hoje é Dia de São Pedro - Dia de Xangô na Umbanda - Dia 29 de Junho




O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

Por Jussara de Barros


Oração a São Pedro

Ó glorioso São Pedro , por causa de sua vibrante e generosa fé.
Sincera humildade e flamejante amor Nosso Senhor o honrou com o singular privilegio e em especial a liderança de toda a Sua Igreja.
Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade a Igreja , aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos.
Deixe-nos alegrar e conseguir um paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso.
Amem
 

         
        São Pedro na Umbanda é Sincretizado com Xangô

Xangô talvez seja o Orixá que é mais sincretizado com os santos dos nossos irmãos católicos. Vários deles: São João Batista, São Pedro, São Jerônimo (Que é a imagem utilizada, com o santo sentado sobre uma pedra, tendo um leão ao seu lado), e até com o Profeta Daniel.

Por isso Xangô é tão festejado neste mês de Junho, principalmente nos folguedos de São João e São Pedro.

Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e eqüidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.

Sua força está concentrada nas pedreiras, montanhas e grandes vales. A força da Justiça Divina de Xangô é atuante em todo o campo terreno, não só como conseqüência de todo dano que fazemos à natureza, mas também a nós mesmos.
Por isso que Oxalá nos concede o livre arbítrio, mas é Xangô quem toma conta da Lei da causa e efeito.

Que a sua Justiça Infinita possa sempre proteger aqueles que pregam o bem e a caridade dentro e fora de nossos terreiros.         

Salve São Pedro!
Saravá Xangô! Kaô Kabecile!!!
                


Oração a Xangô
Hoje e sempre, Kaô meu Pai.
Kaô meu Pai, Kaô O Senhor que é o Rei da Justiça,faça valer por intermédio de seus doze ministros,a vontade Divina,purifique minha alma na cachoeira.

SE ERREI, CONCEDA-ME A LUZ DO PERDÃO.

Faça de seu peito largo e forte meu escudo, para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Empresta-me sua força de guerreiro, para combater a injustiça e a cobiça.

Minha devoção ofereço.

Que seja feita a justiça para todo o sempre.

É meu Pai e meu defensor, conceda-me a graça de receber sua luz e de receber sua proteção.

Kaô meu Pai Xangô, Kaô CAÔ KABECILHE, grita ZAMBI, e ecoa em todos os cantos da Terra, na força do CRIADOR, Saravá XANGÔ Orixá maior, dono de todas as cabeças.

Repicam os grandes Atabaques da Lei de Umbanda, CAÔCABECILHE, Rei do Nagô, nós sentimos sob a força de vossa vibração os fluídos benéficos de tua luz.

Rei da Justiça, soberano da Sabedoria, abre seus braços sobre nós e esclareça os nossos digirentes para que não se choquem em emoções pessoais.

CAÔ CABECILHE, vejo tua Pena de Ouro, tua Machada, tua Chave, tua Sabedoria presentes no meu Gongá.

Senhor dai-nos força e perdoai-nos se vós o ofedemos com nossos atos ou palavras, oh Grande Orixá da palavra e da escrita. Saravá todos os Xangôs, Caô Alafim, Achê, Agojô, Agogô, Aganjú e Sarava xangô Laiara é hoje dia de Xangô, Caô, Alafim e Agojô te dedicamos este nosso Amor e Respeito. 

Saravá Xangô Caô Cabecilhe que assim seja para todo e sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário