Em 6 de setembro de 1878 - O Decreto 7031/77, estabelecia que os negros só podiam estudar no período noturno e diversas estratégias foram montados no sentido de impedir o acesso pleno do povo negro aos bancos escolares. E antes o decreto 1331 de 17/02/1854 na escola pública não se admitia escravos.E na Constituição de 1824 - todo negro era proibido de estudar.
pintor Di Cavalcanti
obra Arlequim de Di Cavalcanti
obra Abigail
de Di Cavalcanti
Em 6 de setembro de 1897 - Nasceu o artista plástico brasileiro Emiliano Cavalcanti, carinhosamente conhecido como Di Cavalcanti - pintor, caricaturista, militante do PCB.
Em 6 de setembro de 1899 - nasce Emídio Guerreiro, professor de matemática da Universidade do Porto, oposicionista da ditadura, membro da Liga da Unidade e Acção Revolucionária (falecido em 2005).
Leônidas da Silva
Em 6 de setembro de 1914 - O jornal "Voz do Trabalhador" editado pela COB condena a guerra mundial que acabara de estourar na Europa.
Joaquim Osório Duque Estrada
Em 6 de setembro de 1923 - nasce mãe Hilda Jitolu - Guardiã da fé da tradição Africana Ilê Ayêe
Em 6 de setembro de 1952 - O terreiro Ilê Axé Jitolu foi fundado, sendo a primeira festa do ano a de Oxalá.
Hendrik Verwoerd
premier racista da Africa do Sul
Em 6 de setembro de 1966 - Foi assassinado a punhaladas, o primeiro ministro racista da África do Sul, Hendrik Verwoerd. seu assassino foi o grego Dmítrio Tsafendas que desferiu duas punhalads no peito e outra na garganta.
Gregório Bezerra
Em 6 de setembro de 1969 - Em troca do embaixador norte-americano quinze presos políticos entre eles Gregório Bezerra foram exilados no México.
Em 6 de setembro de 1969 - nasce CeCe Peniston cantora afro- estadunidense
Steves Bikos
Em 6 de setembro de 1977 - A racista polícia sul-africana prendeu o ativista Steve Biko, e mais tarde assassinou-o com pancadas na cabeça até fraturar-lhe o crânio.
Akira Kurusawa
Em 6 de setembro de 1999 - Dia Estadual da Consciência Negra do Piauí, dia que traz a lembrança da carta da escrava Esperança Garcia ao governador em 1770, relatando os maus tratos recebidos pela comunidade de africanos no Brasil. Esperança Garcia que trabalhava numa fazenda de algodão no Estado do Piaui, essa carta ainda encontra-se guardada em Portugal, e a cópia que estava no arquivo Publico do Piauí desapareceu. Mas é um importante documento, que relata a tristeza com que viviam esse povo submetidos aos ditames de um processo escravocrata.
Em 6 de setembro de 2012 - Encerrou o Seminário "Desenvolvimento Econômico Afro-descendente em São Paulo, organizado pelo Instituto Feira Preta.
Em 6 de setembro de 2014 - A historiadora e turismóloga Angela Fileno da Silva lançou no Museu Afro-Brasil na cidade de São Paulo o seu livro "Amanhã é dia Santo", uma obra histórica de ligação do Brasil com alguma região da África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário