sábado, 17 de setembro de 2016

Fatos Histórcos do dia 18 de setembro - Ativismos dos sentidos


Igreja Matriz construída pelos cristãos basolongo ao sul de Kakongo
Em 18 de setembro  1773 - Chegam os primeiros missionários católicos franceses em Cambinda, e vão fixar-se em Kilongo poerto da Lagoa Kilunga que fica próximo da atual Saga - Nzu.


Em 18 de setembro de 1810 -  Independência do Chile em relação a Espanha, deixou de ser colônia

Jean Moréas

Em 18 de setembro de 1886 Jean Moréas batizou a Escola Literária com o nome de Simbolismo num excepcional artigo-manifesto publicado no Fígaro. Inaugurava o Símbolo contra a carga materialista, cientificista de uma época positivista.
Entre os principais simbolistas temos o negro Cruz e Souza, considerado o maior simbolista da Língua Portuguesa, Emiliano Perneta e Silveira Neto que inseriram em suas obras traços de interesses sociais e de revolta

Território do Quilombo Malunguinho
Em 18 de setembro de 1835 - Foi assassinado o lider dos Quilombos Malunguinho no município de Maricota atual Abreu Lima. O Malunguinho ou João Batista. Em sua memória a assembleia Legislativa de Pernambuco estabeleceu a Semana Estadual da Vivencia e Práticas da cultura afro pernambucana.
Em 18 de setembro de 1865 - Rendição do Paraguaí. Numa guerra considerada o maior conflito da América do Sul, travada no Paraguaí e na Tríplice Aliança. Conflito iniciado no Mato Grosso e que matou muitos negros brasileiros, que foram enviados a guerra pelo Brasil com a promessa de quem ficasse vivo desta guerra teria a Carta de alforria. Foi o momento de branqueamento da população pois os negros estavam no fronte da batalha. Pois a Inglaterra enviou dinheiro para a formação do exército brasileiro, mas isto não aconteceu, por isto organizaram o exercito usando os escravos afros.
José Barbosa da silva - o Sinhô - compositor Brasileiro
Em 18 de setembro de 1888 - Nasceu Jose Barbosa da Silva o compositor brasileiro  conhecido como Sinhô.
Em 18 de setembro de 1933 - Lançado o primeiro numero do Jornal A voz da Raça, editado pela Frente Negra Brasileira.

Em 18 de setembro de 1946 - Promulgada a primeira Constituição Brasileira elaborada com a participação de todas as correntes políticas existentes no País.

Em 18 de setembro de 1960 - Fidel Castro desembarca em Nova Iorque, como chefe da delegação cubana nas Nações Unidas.

Em 18 de setembro de 1969 - Aprovada a Lei de Segurança Nacional no Brasil, inclusive com pena de morte e prisão perpétua.
Jimi Hendrix
Em 18 de setembro de 1970 - O guitarrista e cantor Jimi Hendrix foi encontrado morto asfixiado por calmante nas veias.

Em 18 de setembro de 1970 - Fundação do MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, embrião do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - PCTP/MRPP.

Em 18 de setembro de 1974 - nasce Xibit, como é conhecido Alvin Nathaniel Joiner, rapper estadunidense.
Em 18 de setembro de 1978 - nasce Luciana Andrade, cantora brasileira


Em 18 de setembro de 1981 - nasceu  Letícia Losekann Coelho, professora, poetisa, brasileira natural de Porto Alegre.

Em 18 de setembro de 2006 - Reunião em Genebra do Conselho dos Direitos Humanos, foi apresentado um relatório no mundo sobre o crescimento do racismo, da violência, da xenofobia, anti-semitismo, da cristofobia, do islamofobia mas o governo brasileiro em todo o seu escalão está disposto a enfrentar essa herança do racismo. Na foto os proponentes do Estatuto Racial do Congresso Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário