Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colômbia
Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados; porta-voz da missão da ONU no país falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (26) na cidade colombiana de Cartagena, onde ocorrerá a histórica assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP). O acordo encerra um período de mais de 50 anos de conflito. O documento foi negociado entre as partes durante quatro anos em Havana, Cuba, e marca o fim de um dos mais antigos conflitos armados do mundo.
Na semana passada, Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados.
Ban falou sobre o tema na última quarta-feira (21), em um evento durante o Dia Internacional da Paz, logo após o presidente colombiano Juan Manuel Santos ter apresentado a ele e aos membros do Conselho de Segurança da ONU os documentos do acordo de paz.
Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas na semana passada, Santos declarou que o seu país estava finalmente em paz, com um acordo que pode servir como um precedente para o resto do mundo.
“Os sinos da paz estão tocando na Colômbia e seu eco é ouvido por todas as nações representadas nesta sala”, ele disse à Assembleia Geral no segundo dia do debate geral anual do órgão.
A porta-voz e chefe de comunicação da recentemente instalada missão de observação da ONU no país, Carolina Azevedo, falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo no vídeo a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário