segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Poesia - O rosto da Criança - Manoel Messias Pereira




O rosto da criança

No Congresso Nacional latem as vanguardas
numa farsa grotesca
e deixa a população numa retaguarda
abandonada como se fosse besta
dizem da unidade nacional
como centro de toda a prosa.
São farsantes bestiais
com belas falas de merdas
que de nada serve
em termos social
e só aborrece quem vota.
Veja o rosto da criança!


Manoel Messias Pereira


poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto -SP.Brasil

Poesia - Meninos palestinos - Manoel Messias Pereira



Meninos palestinos
Dizem que as crianças palestinas
atiram pedras
em tanques
israelenses
e em soldados
por isto os meninos palestinos
são presos e torturados.
Mas olha
observa
o que essa juventude faz
Com as pedras, que acusam-as
de atira-las
Elas fizeram o Símbolo na areia
E escreveram a palavra PAZ.




 Manoel Messias Pereira
professor e poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB

São José do Rio Preto - SP


Sonoridade - Natasha Thomas

Natasha Thomas
cantora canadense

Natasha Thomas (Copenhaga, 27 de setembro de 1986)[1] é uma cantora e compositora dinamarquesa de música pop. Ao longo de sua carreira Natasha já lançou dois álbuns de estúdio e trabalhou para a marca Lacoste.[2]

Fatos Históricos do dia 27 de setembro

Fatos Históricos importantes do dia 27 de setembro

Inacio de Loyola

Em 27 de setembro de 1540 - Inácio de Loyola fundou a Ordem Religiosa Companhia de Jesus sob a autorização do papa Paulo III.
Jacques Benigne Boussuet
Em 27 de setembro de 1621 - Nasceu o francês Jacques Benigne Boussuet, teólogo e teórico do absolutismo.
Vila Nova do Rio de São Matheus
Em 27 de setembro de 1764 - O ouvidor da Capitania de Porto Seguro Thomé Couceiro de Abreu seguindo recomendações da Coroa portuguesa, após vários levantamentos, ultrapassou os limites territoriais de sua capitani e tomou as medidas necessárias para a elevação do povoado a categoria de Vila. Para evitar a invasão de intruso através do Rio Sã Matheus das minas de ouro descobertas. O nome escolhido foi Vila Nova do Rio São Matheus.
Tenório Cavalcanti

Em 27 de setembro de 1909 - Nasceu Tenório Cavalcanti Albuquerque no povoado de Bonifácio ou Quebrangulo em Palmeiras dos Indios, o advogado que ficou conhecido como o homem da capa preta.
Em 27 de setembro de 1924 - nasce Bud Powell, pianista estadunidense, falecido em 31 de julho de 1966.



Em 27 de setembro de 1939 - A Pôlonia rendeu-se incondicionamente à Alemanha.
Em 27 de setembro de 1940 - O Japão entra na guerra ao lado da Alemanha e da Itália formando o Eixo, Berlim - Roma e Tóquio.
Francisco Alves
Em 27 de setembro de 1952 - Um acidente de trânsito mata o cantor brasileiro Francisco Alves, o rei da voz.
Em 27 de setembro de 1960 Falece a camarada Sylvia Pankhurst, militante do Movimento Sufragista, proeminente comunista inglesa.

Em 27 de setembro de 1961 - Serra Leoa é admitida como Estado - membro da ONU.

Em 27 de setembro de 1971 - Faleceu o jornalista Aparicio Torelly, o Barão de Itararé, foi deputado e Membro do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

Em 27 de setembro de 1974 - O imperador Helai Selassie da Etiópia é derrubado por um golpe militar.
Lil Wayne
Em 27 de setembro de 1982 - Nasceu o rapper norte americano Lil Wayne

Reunião ampliada Amurp no Teatro do Sesc


Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colombia

Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colômbia



Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados; porta-voz da missão da ONU no país falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo.
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, próximo à igreja de  San Pedro Claver, em Cartagena, Colômbia, onde participa da cerimônia oficial de assinatura do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, próximo à igreja de San Pedro Claver, em Cartagena, Colômbia, onde participa da cerimônia oficial de assinatura do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (26) na cidade colombiana de Cartagena, onde ocorrerá a histórica assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).
O acordo encerra um período de mais de 50 anos de conflito. O documento foi negociado entre as partes durante quatro anos em Havana, Cuba, e marca o fim de um dos mais antigos conflitos armados do mundo.
Na semana passada, Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados.
Ban falou sobre o tema na última quarta-feira (21), em um evento durante o Dia Internacional da Paz, logo após o presidente colombiano Juan Manuel Santos ter apresentado a ele e aos membros do Conselho de Segurança da ONU os documentos do acordo de paz.
Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas na semana passada, Santos declarou que o seu país estava finalmente em paz, com um acordo que pode servir como um precedente para o resto do mundo.
“Os sinos da paz estão tocando na Colômbia e seu eco é ouvido por todas as nações representadas nesta sala”, ele disse à Assembleia Geral no segundo dia do debate geral anual do órgão.
A porta-voz e chefe de comunicação da recentemente instalada missão de observação da ONU no país, Carolina Azevedo, falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo no vídeo a seguir.


Poesia - Drama banal do desamor - Manoel Messias Pereira

Drama banal do desamor


Quando um homem volta
para o seu antigo lar
põe as duas mão para o céu
e juras arrependido
por abandonar a mulher
por um passado qualquer
geralmente ela não perdoa,
e já conhece essa película
e já tem de cor e salteado
todas as consequências,
nessa história.
Ela que já chorou e já sofreu
e sabe que ele não teve
a menor consciência,
ela que teve dores amargas
crianças doentes, faltas
de dinheiro, de carinho,
depois como um velho
trapo de cetim desfiado
desbotado pinta de santo
e joga-se aos pés do antigo
ser amado, esperando
o perdão da mulher.
Com certeza não terás
ela já conhece toda
essa película, esse drama
e indica, com o olhar
o portão, a porta ,
e caminho da rua.

Manoel Messias Pereira

poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto -SP. Brasil





Sonoridade - Fafá de Belém

Fafá de Belém
cantora brasileira

Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Paglia de Figueiredo (Belém, 9 de agosto de 1956), é uma cantora e atriz brasileira, que começou sua carreira musical fazendo pequenas apresentações em eventos. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.[1][2]

Fatos Históricos do dia 26 de setembro - Ativismos dos Sentidos

Fatos Históricos importantes do dia 26 de setembro
Em 26 de setembro de 1857 - Durante o Império de D. Pedro II, o professor Hernest Huet, que era surdo, fundou o Imperial Instituto de Surdos e Mudos no Rio de janeiro. E hoje neste dia comemoramos o "Dia dos surdos".
Em 26 de setembro de 1872 - Nasceu em Barcelona Émile Henry, anarquista hispano francês, responsável por dois atentados, sendo o mais notável no café do Hotel Terminus na Gare Saint-Lazere parisiense onde morreu uma pessoa e outros 20 feridos. Henry filho de Forluné Henry membro da Comuna de Paris. Sua revolta iniciou com a execução de Auguste Vaillant.
Euclides da Cunha
Em 26 de setembro de 1900 - Foi criado em São José do Rio Pardo-SP, o grupo socialista "clube Filho do Trabalho" com a participação do jornalista Euclides da Cunha.
Em 26 de setembro de 1905 - Publicado a teoria da Relatividade de Albert Einstein
Em 26 de setembro de 1926 - nasce Julie London, cantora de jazz e atriz estadunidense falecida em 18/10/2000.
Luis Fernando Veríssimo
Em 26 de setembro de 1936 - nasceu em Porto Alegre - RS o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo
Gal Costa

Em 26 de setembro de 1945 - Nasceu a cantora brasileira conhecida como  Gal Costa.

Em 26 de setembro de 1957 - Um contingente de paraquedistas foi despachado pelo presidente Eisenhower a fim de permitir que estudantes negro ingressem num colégio de Little Rock em Kansas, porém o governador do estado, Orval Faubus, se opunha à aplicação da Lei sobre a não discriminação racial que obrigava todas as escolas a receber crianças negra.Mas no dia 23 de setembro foram as crianças brancas que se recusaram  a entrar na sala. E diversas crianças negras foram assassinadas. O governador de Arkansas foi destituído do cargo.
Em 26 de setembro de 1960 - Fidel Castro então presidente de Cuba discursando na ONU, denunciou crimes do imperialismo norte americano e exige a retirada da Base de Guantânamo do território cubano.


Em 26 de setembro de 1975 - Em Lisboa Assalto ao consulado de espanha na noite de 26 de setembro a 27, à Embaixada da Praça de Espanha durante uma manifestação da União Democrata Popular -UDP à mistura com outros manifestantes, em protesto pela execução de ativistas bascos.
Christina Milian
Em 26 de setembro de 1981 - nasceu Christina Milian assim como é conhecida artisticamente Christine Marié Flores natural de Jersey City, cantora compositora, dançarina e produtora musical norte - americana.
Em 26 de setembro de 1981 - nasce Serena Willims, tenista estadunidense.

Baden Powell
Em 26 de setembro de 2000 - Faleceu o músico brasileiro Baden Powell, o violonista.
Clube social 28 de setembro - Jundiaí
Em 26 de setembro de 2010 - Teve início em Jundiaí no Club 28 as festividades da Cultura afro-Brasileira. Teve na EMEB Professora Maria Jose de toledo A Festa Afro Brasileira das 10 as 16 horas, e no Clube 28 de setembro o Concurso de Miss Pérola Negra as 19;horas e depois o baile Hot Black.
Em 26 de setembro de 2015 - Com o tema - Culturas Negras entre trocas e apropriações culturais, no centro Cultural da Penha, no Largo do Rosário,20 na zona Leste, com entrada franca. Um projeto que trouxe o show do Ilê Alafia e apresentação do Manifesto Crespo e Projeto Penhoral.
Em 26 de setembro de 2015 - Exposição - Um mergulho na cultura indígena, com atrações diversas, entre as quais música, dança, palestra, vídeos , pinturas corporais e mesas redondas, na Casa Lea Pentagna em Valença no Rio de Janeiro.


4.Congresso de Educação de Jovens e Adultos Unesp


A "Contra - Reforma "do Ensino Médio. A que interesse atende?

A “Contra-Reforma” do Ensino Médio. A que interesses atende?


imagemFábio Bezerra*
A Medida Provisória que modifica o currículo do ensino médio anunciada no dia 22 de setembro pode ser considerada como um dos maiores retrocessos dos últimos 40 anos à educação no Brasil. A MP alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 sem diálogo com a sociedade, a não ser com o Conselho de Secretários Estaduais de Educação, e está na contramão da Conferência Nacional de Educação na qual participaram dezenas de entidades e associações ligadas à educação.
Ela ocorre em detrimento a diversas reinvindicações de entidades de classe ligadas à Educação, sem o devido diálogo com as mesmas. Preferiu-se impor a MP, de cima para baixo e em meio a um repertório de ajustes e reformas neoliberais que restringem direitos e condições adequadas aos serviços públicos mais essenciais.
Sob a justificativa de que os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estão estagnados desde 2011 e de que a carga horária das disciplinas é muito extensa e pouco produtiva, o Ministério da Educação, de uma só vez, restringiu no currículo escolar, disciplinas como Filosofia e Sociologia, Educação Física e Artes, além de enquadrar as demais disciplinas em quatro grandes áreas de conhecimento, facultando à Base Nacional Comum Curricular o que será ofertado.
Isso significa que dependendo do novo Parâmetro Pedagógico, essas disciplinas, assim como outras, poderão ser diluídas e enquadradas em um único conteúdo, o que reduzirá efetivamente a quantidade de profissionais por áreas específicas, acoplando disciplinas por áreas comuns, tais como biologia e química, perdendo-se com isso, a devida apreciação do conteúdo e o desenvolvimento cognitivo dessas matérias.
Além disso, a Medida Provisória possui um duplo sentido conservador. O primeiro, visa reduzir significativamente o quadro do funcionalismo do magistério e assim promover os ajustes, entenda-se : “cortes” de despesas com os servidores públicos; o segundo sentido é o de promover ataques a disciplinas que sempre incomodaram as elites, tais como a filosofia e a sociologia, que possibilitam uma reflexão mais crítica e questionadora sobre a realidade social e o sentido de nossa existência.
Há ainda outra questão que chama a atenção e que deve ser denunciada.
Outra incoerência e confusão proposital é o anúncio da valorização da “educação integrada”, como sinônimo de educação “educação integral”. Ora, a educação integrada é um dos princípios defendidos pelo movimento de educadores há anos e que defende a junção das disciplinas da base comum com as disciplinas técnicas de modo integrado, possibilitando a formação de um cidadão apto ao mundo do trabalho mas em condições de dar prosseguimento aos seus estudos acadêmicos e que possa ter uma base epistemológica completa, crítica e abrangente. A proposta faz essa confusão com o ensino de tempo integral (geralmente em dois turnos) que necessariamente não corresponde ao conceito referido acima e que pode vir a se tornar mais um paliativo do que uma solução, pois as contradições em que a educação pública vivencia hoje estão determinadas mais pela falta de investimentos diretos e valorização dos servidores, do que pela simples redistribuição de carga horária e ou a redução de disciplinas nos currículos.
A MP aumenta a carga horária anual de 800h/a para até 1400h/a, sem estabelecer um mínimo de dias letivos- o que abre um enorme precedente para que as Secretarias Regionais de Ensino, estabeleçam calendários acima dos atuais 200 dias letivos. Além disso submete à formulação futura da Base Nacional Comum Curricular quais os conteúdos que serão incluídos no ensino de cada uma das macro áreas de ensino (Linguagens, Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica). Apenas Matemática e Português estariam garantidas nos três anos do ensino médio, possibilitando que as demais disciplinas possam ficar de fora do restante do currículo escolar, retalhando dessa forma a condição de uma aprendizado mais completo e geral. Por sua vez, a MP também atinge os currículos dos cursos superiores de formação de docentes; estes deverão seguir como referência a Base Nacional Comum Curricular (ainda em discussão) determinando dessa forma mudanças também no ensino superior onde os futuros profissionais em educação irão se formar. Há a possibilidade de alterações profundas nesses currículos de modo a levar ao fechamento de cursos específicos.
Outra grande contradição é a possibilidade do fim do ensino politécnico nos Institutos Federais, pois a Medida Provisória condiciona a separação do ensino técnico das demais disciplinas a partir da metade do ensino médio, reeditando o velho modelo tecnicista e utilitarista de educação, que reproduz em última instância a nefasta dicotomia estrutural entre sujeitos que são condicionados para o mundo do trabalho e outros que são adestrados para o vestibular. (É importante que se destaque nesse quesito, que por mais que o atual Governo tente justificar tal Medida Provisória em defesa da formação de futuros profissionais para o mercado, como um maior investimento na Formação Técnica e Profissional em detrimento da formação unitária; isso por si só não garante de fato aumento de possibilidade de empregabilidade e desenvolvimento. Essas duas condicionantes só se equacionam conjugadas com um conjunto de outras ações que façam a economia crescer e de fato, abra condições para a abertura de postos de trabalho. Caso contrário teremos a reedição da política tecnicista operada nos anos 1971 a 1979, quando no afã do milagre econômico, por compulsoriedade, os Governos Militares obrigaram a implementação da modalidade técnica em todas as escolas do antigo 2º grau e o que se viu foi um grande contingente de profissionais técnicos desempregados e que por haver uma grande oferta e baixa demanda, ainda foram utilizados para pressionar os preços dos salários de profissionais de nível superior para baixo, aumentando dessa forma a lucratividade contratual das empresas frente a crise dos anos 70).
Ainda em se tratando dos IF’s, a MP em seu artigo 36, faculta a possibilidade de terceirização da modalidade técnica a partir de outras instituições, imponde dessa forma a eminência de fechamento de diversas unidades de ensino e o fim do investimento na expansão da rede tecnológica iniciada em 2008.
Por fim, a discrepância chega ao ponto de se eliminar a exigência mínima de formação pedagógica para o exercício do magistério, precarizando mais ainda a qualidade do ensino, através da contratação, sem concursos públicos, de “profissionais com notório saber” para cobrir o déficit de professores especializados em algumas áreas, tais como: química, física e biologia, ao invés de encarar de frente os motivos dessa realidade; além disso, abre um grande precedente para o apadrinhamento político nas escolas públicas de pessoas próximas de Diretores e Secretários Municipais de Educação, usando o espaço público para fins escusos.
Em nome de uma escola de base integral, flexível e antenada com os interesses formativos dos estudantes, o que se pretende é a redução massiva do quadro de servidores com desligamentos de servidores concursados e fechamentos de vagas, aumento da carga horária de trabalho, redução sistêmica de diversas disciplinas, de modo a precarizar seu conteúdo, supervalorizando algumas áreas com perspectivas utilitaristas em detrimento de outras, além da redução a médio e longo prazo da possibilidade de condição de alunos de escolas públicas e vindos da classe trabalhadora, terem condições e equidade de acesso ao ensino superior.
Há a promessa de “aumento de investimentos” e “auxílio” às escolas que aderirem ao novo modelo, mas como acreditar nessa falácia – em tempos de austeridade impostas pelo Mercado Financeiro e seus agentes monetários -, sendo que nos últimos anos o MEC foi o ministério que mais teve cortes orçamentário, além de tramitar no Congresso, PL(s) como a que congela por 20 anos investimentos na educação!!!!
Dos sofismas discursivos da “Pátria Educadora” do Governo Dilma, onde foi pensado inicialmente a essência dessa MP e onde foi chocado o “Ovo da Serpente” com o PL nº 6840/2013 do Deputado Federal Reginaldo Lopes ( PT-MG), ao repertório do Programa: “Pinguela para o Passado” do (Des)Governo Temer, o que podemos constatar inequivocamente é a tentativa de adaptar à fórceps a educação pública aos interesses e imposições do mercado e seus paladinos de plantão.
Essa MP deve ser entendida como mais uma ação conservadora e retrógrada em curso no Brasil e que associada a tantas outras em tramitação no Congresso, irão condicionar menos direitos à classe trabalhadora e restrições a qualquer possibilidade de mudança estrutural no status quo dessa sociedade, cada vez mais alienada, instrumentalizada e subordinada aos ditames neoliberais.
A Educação de modo geral, sempre foi um campo estratégico em questões políticas, tanto em seus aspectos sociais e a sua funcionalidade com relação a formação do perfil técnico e cognitivo dos trabalhadores, quanto em relação à instrumentalização ideológica do Estado a partir do ensino ou ao condicionamentos de acesso ao conhecimento. Foi assim em 1759 quando o Marquês de Pombal promoveu a primeira reforma educacional em Portugal e suas colônias diminuindo a influência jesuíta no Estado; foi assim ao longo do século XX quando da aprovação da 1ª LDB em 1961 e quando da resistência do Movimento Estudantil aos acordos MEC/USAID em 1968, ou as manifestações de rua em Paris que culminaram com grandes levantes estudantis nesse mesmo período.
A luta pela Democratização do Ensino, pela ampliação de investimentos na formação de nosso povo e valorização da escola pública como espaço legítimo de acesso ao conhecimento e possibilidade de alteração das determinações estruturais que se impõe à classe trabalhadora, ganha mais um componente retrógrado, transvestido de modernidade com todos os penduricalhos reluzentes (flexibilidade, racionalização, autonomia) que iludem os mais desavisados.
Nesse momento cabe àqueles que lutam pela Educação Pública, de Qualidade, Democrática e Popular a tarefa de aprofundar o debate sobre a MP de modo a revelar suas contradições, limites e incoerências para que se possa fortalecer a unidade de ação contra mais esse ataque.
Fábio Bezerra é professor e membro do Comitê Central do PCB.

domingo, 25 de setembro de 2016

Crônica - A Pátria refletida - Manoel Messias Pereira

A Pátria refletida


Estamos convivendo com uma nova revolução industrial, em que observamos o desenvolvimento da informática, da robótica, da mecanização da lavoura, da construção inteligente, da automação nas atividades econômicas secundárias e terciárias e o desenvolvimento da atividade econômica quaternária, com maior intensidade ao lado de uma psêudo preocupação com a preservação ambiental, a biodiversidade e a adoção  de leis como do patenteamento, o pagamento de royalts e com isto vimos a um tempo não muito distante, ações políticas internacionais como algo de um moda, como a adoção de blocos econômicos, como o Nafta, o Mercosul, a CEI, UE, os Tigres Asiáticos e outros mais que apareceram, e aos poucos vão se desfazendo-se diante de conjunturas adversas a própria dinâmica da sociedade do mundo capitalista.

O Nafta considerado o Acordo de Livre comércio da América do Norte, que englobava os Estados Unidos da América, o Canadá, e ao México e tinha como meta real impedira as reformas econômicas no México, que em 1990, durante um seminário ocorrido em setembro em Washington foi considerado um perigo. E este consistia na possibilidade de um alabo nas relações com os países cujo governos praticassem politicas  nacionalistas e que o México tornasse uma democracia (submissa) ao capital e aos ditames americanos. Pois para os Estados Unidos da América é intolerável o resultado de democracias não esperada por Washington. No entendimento americano, os principais beneficiários dos recursos de um país devem ser os investidores americanos.

No Brasil, o chamado no passado de Colosso do Sul, lendo o historiador Gerald Haine, um homem da Cia que elabora estudo de fundo histórico para a inteligência americana, observa-se que o Brasil é um grande campo para as experiências tecnológicas de desenvolvimento ou seja uma grande cobaia. Lendo o pensador e linguista estadunidense Noam Chomsky, a doutrina norte-americana é de que os ricos devem assaltar os pobres ou os países potencialmente ricos mas que se passa como pobres como o Brasil, que possuem terras, água potável, petróleo, ferro, manganês, tem sol, desenvolvimento científico quaternário e um corpo universitário bem implementado e uma população que dá tranquilamente pra ser manipulada. E John Foster Dulles nos anos sessenta informou ao Conselho de Segurança Nacional que a elite latino americana era como criancinha, sem capacidade de autogovernar. Mas outro ponto a ser levantado deve ser a tal Alca, que ninguém mais está falando. Uma espécie de Nova Doutrina Monrôe , que tem o Mercosul como inimigo numero um na Américas e o representante da Casa Branca num passado remoto como Charlene Barshesfsky em depoimento no Senado Americano não mediu palavras para dizer que o Mercosul não deveria ter surgido, pois para os Estados Unidos da América é um entrave. Enquanto na época para o Brasil o Mercosul era uma prioridade e o Ministro Lampréia na época diz que era inevitável que o Mercosul fosse diluído.

Os desejos do Mercado Comum do Cone Sul, era o entendimento eliminando barreiras alfandegárias, abrindo brechas no mercado de dominações imperialistas econômicas, e para isto teve algumas considerações, inclusive por parte da Alca, que não desejava perder os espaços comerciais.

Outro assunto é o trabalhador, de toda a América o que estaria perdendo neste contexto capitalista, diante das resoluções comerciais, industriais e tecnológicas dos blocos. E daí vem me amente o antigo ministro da França do século XVIII Jacques Necker, que sustentou em 1778, que a proteção do trabalho só poderia ser assegurada por uma ação internacional. E com isto vimos as camadas operárias apoiarem a burguesia, com as suas críticas sociais e rompendo com a nobreza feudal e absolutista.

A minha perspectiva hoje seria que as Centrais Sindicais , lembrassem da máxima dita no Manifesto Comunista por Marx e Engels quando ele afirma "proletários uni-vos", mas por mais experiências que todas essas centrais do sindicalismo brasileiro possam possuir historicamente acumuladas elas encontram desintegradas entre si, multiplicadas, e agora se vem diante de uma reforma dita pelo governo, golpista  de Michel Temer, que já afirma com certeza de que muitas organizações sindicais são apenas de fachadas e que nunca participaram de qualquer negociações para a defesa de seus associados. E vemos a fragilidades destas centrais que até o momento não saíram em defesa dos sindicatos que vem sendo atacados, nem mesmo com a oposição politica  de linha centro esquerda no Congresso Nacional.

Hoje os trabalhadores aqueles que não possuem o capital, pois no sistema capitalista é ótimo para o capitalista, mas para o trabalhador sempre foi de luta, dificuldades e precariedades de vida. E diante deste sofrimento humano, temos a ideia da Reforma Trabalhista, que deseja retirar direitos com a tal flexibilização dos direitos nas relações trabalhistas, temos a tal Reforma Previdenciária que pode aumentar o tempo de contribuição e forçar pra todos pagar e morrer sem aposentar, sem fazer o usufruto destes valores despendidos ao longo dos anos para o governo. Sem contar com as mudanças outras que vem indiretamente para deixar a vida muito mais difícil para a classe trabalhadora.

No Wiklearks consta que o atual presidente Michel Temer foi informante dos Estados Unidos do Brasil, conforme documentos publicados dia 12 de maio de 2016, e que teria falado via telegrama pelo menos no dia 11/01/2006 numa quarta feira as 14h02, e no dia 21/06/2006 e passava a visão de como o Brasil estava quando o Luís Inácio Lula da Silva foi reeleito. E num contexto fora informado que Fernando Henrique Cardoso roubou dos pobres para dar aos ricos e que Lula roubou dos ricos  para dar aos pobres. E que o PMDB, tinha a maior bancada no congresso e fosse quem ganhasse as eleições deveriam que reportar ao PMDB, para governar.

Parece que as palavras de Edward Snowde, agente da Cia refugiado na Rússia tem certas coerências ele  que revelou que os EUA, monitorou o governo Lula e o governo Dilma, assim como outros líderes da América Latina. As notícias as vezes são faladas, escritas, televisionadas, e até ficam na Internet e as pessoas ficam dando ou não crédito as informações, pois parece as vezes coisas de ficção científica, de filmes. De arte. Mas vale lembrar do recente encontro de Michel Temer com o Vice presidente americano Joe Biden que ressaltou a importância do Brasil, na liderança regional e global e disse que os Estados Unidos investirá em 34 projetos de infraestrutura por aqui, desde de aeroportos, rodovias, mineração e que os leilões devem realizados até 2018. Eu penso que o Brasil será totalmente descapitalizado nacionalmente, e que isto aqui será sim uma dependência colonial dos EUA. Embora eu possa estar equivocado. Sou humano evidentemente.


Manoel Messias Pereira

Cronista, poeta, professor
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto - SP. Brasil







Poesia - A vida - Manoel Messias Pereira

A vida


A vida não é peça
criada com estreia
num teatro que fecha
as cortinas e transforma
apenas num nada

Mas é a filosofia
da existência humana
muito maior do que a propaganda
que as ciências sociais
retomam

todo o tempo
como o choro aos ventos
que ecoa sempre
num extremo
 doloroso lamento.

Pense, pense, .. .
reflita e entenda
todas as classes
sociais em questões
nos cérebros e nos corações.

A vida é como a criança
é a esperança
que necessita
da afeição materna
doce e eterna.



Manoel Messias Pereira

poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto -SP. Brasil

Sonoridade - Kany Garcia

Kany Garcia
cantora de Porto Rico
Encarnita García de Jesús (Toa Baja , Puerto Rico, 25 de septiembre de 1981) mejor conocida como Kany García, es una cantautora, guitarrista y productora discográfica puertorriqueña. Apareció por primera vez en la televisión en 2004 como concursante del reality show Objetivo Fama. Ha sido tres veces ganadora del Latin Grammy Award.[1]