PNUD e parceiro divulgam objetivos globais na América Latina e Caribe
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmou parceria com a Secretaria-Geral Ibero-americana, que apoia 19 países da região em projetos sociais. Cooperação entre os dois organismos vai buscar desenvolvimento humano e sustentável para além da distribuição de renda.

Próxima Cúpula Ibero-americana, que terá apoio do PNUD e da SEGIB, acontece na Colômbia. Foto: ACNUR / B. Heger
“Para alcançarmos os ambiciosos objetivos estabelecidos na Agenda 2030,precisamos ter uma perspectiva multidimensional, além da renda”, explicou a diretora regional da agência da ONU, Jessica Faieta, durante cerimônia que oficializou a cooperação entre os dois organismos.
“Nosso caminho para os ODS significa alcançarmos os grupos mais desfavorecidos, como os povos indígenas, afrodescendentes, mulheres e jovens, com uma visão holística para a sustentabilidade e o bem-estar. Essa abordagem já está em construção por milhares de atores e nós temos o apoio de parceiros, em todos os países e regiões”, acrescentou.
Com o acordo, a SEGIB e as Nações Unidas pretendem difundir a abordagem do último Relatório de Desenvolvimento Humano para a América Latina e Caribe, cujo tema central é a promoção do bem-estar para além da distribuição de recursos financeiros.

A secretária-geral da SEGIB, Rebeca Grynspan, e a diretora do PNUD para a América Latina e Caribe, Jessica Faieta, assinaram acordo oficializando parceria. Foto: SEGIB
A parceria entre os organismos internacionais também reconhece e reforça a cooperação para a realização das Cúpulas Ibero-americanas. A próxima reunião ocorrerá no mês de outubro, em Cartagena, Colômbia, com o tema “Juventude, Empreendedorismo e Educação”.
A SEGIB e o Programa da ONU esperam ainda estimular a criação de instituições sociais responsáveis, inclusivas e efetivas na busca pelo desenvolvimento sustentável, em acordo com o ODS nº 16. A Secretaria-Geral é uma organização que presta apoio a 22 países da comunidade ibero-americana: são 19 de língua espanhola e portuguesa na América Latina e também os da Península Ibérica — Espanha, Portugal e Andorra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário