segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colombia

Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colômbia



Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados; porta-voz da missão da ONU no país falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo.
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, próximo à igreja de  San Pedro Claver, em Cartagena, Colômbia, onde participa da cerimônia oficial de assinatura do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, próximo à igreja de San Pedro Claver, em Cartagena, Colômbia, onde participa da cerimônia oficial de assinatura do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (26) na cidade colombiana de Cartagena, onde ocorrerá a histórica assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).
O acordo encerra um período de mais de 50 anos de conflito. O documento foi negociado entre as partes durante quatro anos em Havana, Cuba, e marca o fim de um dos mais antigos conflitos armados do mundo.
Na semana passada, Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados.
Ban falou sobre o tema na última quarta-feira (21), em um evento durante o Dia Internacional da Paz, logo após o presidente colombiano Juan Manuel Santos ter apresentado a ele e aos membros do Conselho de Segurança da ONU os documentos do acordo de paz.
Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas na semana passada, Santos declarou que o seu país estava finalmente em paz, com um acordo que pode servir como um precedente para o resto do mundo.
“Os sinos da paz estão tocando na Colômbia e seu eco é ouvido por todas as nações representadas nesta sala”, ele disse à Assembleia Geral no segundo dia do debate geral anual do órgão.
A porta-voz e chefe de comunicação da recentemente instalada missão de observação da ONU no país, Carolina Azevedo, falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo no vídeo a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário