quinta-feira, 25 de agosto de 2016

2.Encontro sobre cultura Afro Brasileira no Amapá

Congressos

2º Encontro sobre cultura afro-brasileira no município de Oiapoque

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil
Estudos Afro-Brasileiros, Filologia, História, Pedagogia

O 2º Encontro sobre cultura afro-brasileira no município de Oiapoque e o 1º Seminário Internacional sobre Africanidades acontecem de 5 a 10 de setembro, na Universidade Federal do Amapá. O foco do evento, que tem como tema geral ¨ Educação, Racismo e Políticas afirmativas¨, é a discussão sobre a cultura africana, afro-brasileira e a problemática vivenciada através de preconceito e racismo, bem como o "universo afro" presente na cultura brasileira. As propostas de trabalho devem ser enviadas até o dia 31 de julho.
No decorrer do encontro serão oferecidos minicursos, oficinas, sala de vídeos que trabalhem e fomentem discussões, entre outros, que possibilitarão maior entendimento sobre a temática. No último dia do evento haverá um ciclo de palestras sobre a questão afro-brasileira e africana, de forma a fomentar e semear propostas e desafios que possam ser colocadas em prática através de projetos de intervenções.
Como objetivos específicos o encontro destaca:
- Problematizar algumas formas pelas quais a temática e afro-brasileira vem sendo apresentada na escola e considerar algumas propostas pedagógicas para sua abordagem, levando em conta diferentes fontes de informação e de pesquisa;
- Semear propostas de trabalho pedagógico aos professores e estudantes objetivando o combate ao racismo tão presente e mascarado pela própria sociedade;
- Valorizar a história e a cultura negra e seus afrodescendentes na escola e na sociedade;
- Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
​O Encontro será desenvolvido ao longo de uma semana, com horários e locais intercalados (podendo ocorrer no Campus BR, anexo Colares e/ou outros lugares previamente divulgados), Neste evento estão previstas atividades culturais como roda de capoeira, apresentação de grupo de Hip Hop local e/ou roda de Marabaixo, que proporcionará ao público um envolvimento maior com uma cultura afrodescendente tão presente na sociedade brasileira.
A universidade Federal do Amapá, campus binacional no município de Oiapoque, tem em seu currículo dos cursos de Pedagogia, História e Letras, disciplinas que contemplam a questão africana ou seus descendentes, assim surge a necessidade de fomentar e desenvolver projetos que possam abrir questionamentos quanto às políticas públicas e afirmativas desenvolvidas à sociedade pelos órgãos responsáveis.
Os trabalhos podem ser enviados até 31 de julho exclusivamente para o e-mail: encontroafro@hotmail.com, com o título do assunto: "Proposta de minicurso/oficina", (será enviado e-mail resposta confirmando o recebimento).
​As inscrições em minicursos/ oficinas e ciclo de palestras, serão divulgados em breve na página do evento.
Mais informações no site do 2º Encontro sobre cultura afro-brasileira no município de Oiapoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário