As sementes da Verdade Quando o Papa João Paulo II comentou que o socialismo tinha sementes de verdade, muitos capitalistas radicais escandalizaram-se, mas vale a pena lembrar que historicamente, quando Pilatos perguntava a Jesus Cristo o que era a verdade, ele não esperou a resposta, mas Cristo era a própria verdade e a vida.
Filosoficamente niguém é dono da verdade absoluta, daí podemos até procurar verdades nas poesias de Shakespeare, na crônica de Dinah Silveira de Queiroz, nos pensamentos de Franklin Delano Roosevelt e até no Capital de Karl Marx.
O guerrilheiro Che Guevara, dizia que há verdades tão evidentes, tão incorporado ao conhecimento dosa povos que já tornou -se inútil discuti-las. E acreditava que deve ser marxista, com a mesma naturalidade que se é newtoniano em física ou pasteuriano em biologia, considerando que os fatos determinam os conceitos.
Enquanto isto Marx
afirmara, que "não é a consequência dos homens que determina o seu ser, mas ao contrario o seu ser social que determina a sua consciência.
Leon Trotsky, dizia que Marx definiu a ciência como o conhecimento dos recursos objetivos da natureza, o homem procurou obstinadamente e persistentemente excluir a si mesmo da ciência, reservando -se o privilégio especial sob a forma de um pretenso intercâmbio com forças supra sensíveis ou da religião ou preceitos morais ou idealismo. Mas a historia da sociedade humana é a sucessão de sistemas econômicos, em que a comuna primitiva um dia foi substituída ou complementada pela escravidão que se seguiu a servidão com a sua superestrutura feudal, e com o desenvolvimento comercial das cidades na sequência levou a Europa no século XVI à ordem capitalista que passou por diferentes etapas, mas com leis específicas próprias, e complementa ele que a força do marxismo reside em aproximar dos fenômenos econômicos, não do ponto de vista subjetivo de certas pessoas, mas do ponto de vista objetivo do desenvolvimento da sociedade em que seu conjunto, Marx é um materialista histórico dialético e, parte da existência da consciência e não do contrario, é dialético pois observa a natureza e a evolução social com suas lutas constantes.
Enquanto Cristo ensinou a visão universal, Marx trabalhou a visão internacional. Enquanto o Cristianismo é fraternal , o Marxismo é coletivo e hoje busca incorporar novas correntes humanistas e ecológicas, numa luta de amor, rumo à uma outra estratificação social. Tivemos ao longo do tempo, palavras proferidas aos ventos, mas as palavras necessitam da comunhão e como dizia o filósofo Nietzsche "os grandes eventos não são nossas horas mais ruidosas, mas nossos instantes mais silenciosos". E entre Cristo e Marx, o Carol Vojtyla, talvez fazendo um exame de consciência, já que ele perseguiu e foi tão cruel a ponto de suas ideias terem assassinados outros seres humanos fruto da mesma gênesis da criação, mas que eram marxistas. Seres criticados pela Igreja e pelos pontífices. Por crer que o capitalismo é uma espoliação em que há claramente a exploração de um ser humano sobre o outro de uma nação sobre a outra estabelecendo conflitos eternos. E aí sim creio que com certeza ele encontrou sementes de verdades, e olhando para o céu, pensou na chuva que deveria futuramente germinar as sementes, para que o mundo em PAZ, possam saber ter as flores e colher os frutos. Os benditos frutos.
Manoel Messias Pereira
poeta, cronista
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto - SP
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