terça-feira, 15 de março de 2016

Ataques terroristas na costa do marfim e na praça na capital da Turquia

Ataques terroristas atingem hotéis na Costa do Marfim e praça na capital da Turquia



Na cidade de Grand Bassam, na Costa do Marfim, ataques a três hotéis deixaram 14 mortos, enquanto ataque a uma praça em Ancara deixou pelo menos 37 mortos. Secretário-geral da ONU reafirmou apoio a ambos os governos na luta contra o terrorismo.
A Costa do Marfim passou por uma recente crise política e viu a volta à normalidade após eleições  acompanhadas por observadores internacionais. Foto: Basile Zoma/UNOCI
A Costa do Marfim passou por uma recente crise política e viu a volta à normalidade após eleições acompanhadas por observadores internacionais. Foto: Basile Zoma/UNOCI
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou neste domingo (13) dois ataques terroristas ocorridos em uma cidade na Costa do Marfim e na capital da Turquia.
No país africano, os ataques em três hotéis deixaram pelo menos 14 civis mortos e feriram muitos outros na cidade de Grand Bassam, no próprio domingo. “O secretário-geral expressa suas sinceras condolências às famílias dos vítimas, bem como ao povo e ao governo da Costa do Marfim, e deseja uma rápida recuperação aos feridos”, disse o porta-voz de Ban em um comunicado.
Ban Ki-moon reiterou o compromisso da ONU de permanecer ao lado o povo da Costa do Marfim neste momento difícil e estendeu o seu total apoio ao governo nos seus esforços para levar os autores destes crimes à justiça, acrescentou o porta-voz.
“Estamos consternados com este ato horrível de violência”, disse o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, em outro comunicado. “Nossos pensamentos neste momento difícil estão com as famílias e amigos das vítimas e com o povo da Costa do Marfim.”
Ele destacou que a OMT reiterou o seu total apoio e confiança no setor do turismo do país africano, que tem crescido ao longo dos últimos anos.
“Acreditamos que o turismo continuará a desempenhar um papel fundamental na promoção do desenvolvimento na Costa do Marfim”, destacou, observando que o capital comercial do país, Abidjan, vai sediar em abril uma reunião da Comissão para a África da OMT para África, além de uma conferência sobre turismo sustentável.
Na capital turca, Ancara, um atentado com um carro-bomba deixou 37 mortos e pelo menos 120 feridos, também no domingo (13).
Ban Ki-moon disse que a ONU continuará apoiando e se solidarizando com o povo e o governo da Turquia “neste difícil momento”.
De acordo com relatos da mídia, o carro-bomba atingiu uma movimentada praça no distrito de Kizilay, próximo a um ponto de ônibus e uma delegacia. Este é o terceiro atentado terrorista na capital turca em seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário