Audiências informais para seleção de próximo secretário(a)-geral da ONU são reabertas
A mais nova candidata para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas foi ouvida na quinta-feira (14), respondendo questões sobre como poderá promover o desenvolvimento sustentável, melhorar os esforços para criar paz, proteger os direitos humanos e lidar com enormes catástrofes humanitárias caso seja selecionada para liderar a organização de 193 países-membros.

Câmara do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Foto: Paulo Figueiras/ ONU
O atual secretário-geral, Ban Ki-moon, é o oitavo ocupante da organização de 70 anos de história. Ele assumiu em janeiro de 2007 e encerrará seu mandato em 31 de dezembro.
Na quinta-feira, Christiana Figueres, da Costa Rica, falou na Assembleia Geral da ONU para apresentar seu plano para a organização, que endereça os desafios e oportunidades enfrentados pelas Nações Unidas e pelo próximo secretário-geral, e para responder perguntas do público. Figueres foi secretária-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), posto que ocupava desde 2010.
As audiências informais, coordenadas pela Assembleia Geral, começaram em abril, quando os primeiros nove candidatos apresentaram suas visões à comunidade internacional em diálogos abertos. Dois candidatos apresentados por seus respectivos governos também foram ouvidos no início de junho.

Christiana Figueres, da Costa Rica, realiza apresentação na Assembleia Geral. Foto: ONU
Asssista ao vídeo da apresentação de Christiana Figueres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário